E se virássemos Sense8?
Sense8 é uma série que fez muito sucesso pouco tempo atrás e que mostra 8 pessoas conectadas pelos sentidos, onde podem compartilhar experiências, sensações, emoções e conhecimento. Pensando em como seriam as coisas se as pessoas pudessem se conectar com outras dessa forma é fácil chegar em certas conclusões, por entendermos como as outras pessoas se sentem e o que passam, racismo, machismo e diversas outras formas de preconceito e discriminação simplesmente não existiriam. Conflitos poderiam ser resolvidos apenas na diplomacia e casos extremos de pobreza quase não existiriam¹.
De acordo com a série, as pessoas tem uma modificação que pode ser detectada rapidamente ao nascer. Esse fenômeno seria percebido em todo o mundo causando uma inquietação na comunidade científica sobre como isso aconteceu em todas as pessoas ao mesmo tempo já que isso seria impossível para qualquer doença, deficiência ou mutação genética. Conspirações e especulações sobre isso reinariam, desde armas biológicas que foram disseminadas décadas atrás e ativadas agora até sinais divinos (que seriam menos prováveis), hipóteses de novas partículas e diversos fenômenos físicos iriam vir a tona, mas tudo isso seria muito fraco e inconclusivo.
Um efeito provável é que a taxa de natalidade caia por receio da população, pelo menos por um pequeno período de tempo. Até qualquer mudança significativa ser notada, anos vão se passar. Quando as pessoas pessoas começarem a sentir umas as outras, grandes problemas vão surgir, por serem acompanhadas desde o nascimento elas rapidamente serão internadas e tratadas por conta dessas alucinações, já que o padrão seria extremamente claro. Centenas de milhões de pessoas terão essa mutação quando as primeiras começarem a desenvolver seus primeiros sintomas/habilidades, em um primeiro momento isso vai causar uma histeria em massa, pessoas vão se matar por medo, outras vão se internar e muitas outras vão ver isso como um sinal divino de que a humanidade se corrompeu. Movimentos eugênicos pela pureza poderão se intensificar em todo o mundo.
Como eu já falei no texto E se existissem almas gêmeas? encontrar alguém é muito difícil, mesmo sabendo que existem outras pessoas conectadas à você e dirigindo esforços para isso, algumas semanas seriam necessárias para que uma pessoa combinasse com outra, mas sem nenhum precedente para imaginar que esse conexão possa existir, anos se passariam até que alguém percebesse algo, talvez até décadas antes de qualquer padrão ser notado e uma sociedade com toda uma geração de pessoas doentes não perderia tempo com coisas desse tipo, tratamentos e formas de bloquear essa conexão entre as pessoas surgiriam muito antes dessa conexão se tornar conhecida.
Esse problema seria facilmente a maior crise sanitária da época, dependendo da mutação cirurgias seriam feitas em toda a população e logo após o nascimento. Caso algum remédio torne isso desnecessário, ele será amplamente distribuído ou colocado na comida/água da população. Pessoas vão viver por muito tempo sem sequer lembrar que algo assim foi um problema, lugares mais pobres e distantes vão se tornar centros de estudos para ver como isso afeta as pessoas, mas tão surpreendente quanto essa mutação surgir, vai ser os efeitos dela irem embora. Com tanta gente sendo tratada e perdendo essa conexão, mesmo pessoas que não foram tratadas serão "curadas" por não poderem se comunicar com suas conexões, se por alguma razão do destino algumas pessoas ainda estiverem conectadas, não muito vai mudar na vida delas. As únicas pessoas acessíveis para esse contato são pessoas pobres e isoladas, ou seja, elas só vão poder experienciar o que outras pessoas pobres e isoladas experienciam.
Por conta disso, será muito comum atribuir esses acontecimentos a espíritos ou demônios, já que as chances de você estar ligado a alguém que você conhece serão mais altas. Isso pode tornar impossível notar qualquer padrão sobre essas conexões.
Em casos como o da série onde apenas algumas pessoas nascem com isso, seria muito mais simples tratar todos como loucos e haveria tão pouca gente com isso no meio de tanta gente para investigar que também seria mais simples criar uma seleção artificial onde essas crianças são abortadas, os genes não são passados adiante e até mesmo uma segregação entre elas. Uma sociedade como a que imaginamos logo no começo presume que sabemos o que está acontecendo, mas sem um padrão óbvio que possa ser analisado, isso não vai acontecer rapidamente ou sequer acontecerá.
Mesmo se a raça humana se desenvolvesse desde seus primórdios com essa mutação, tudo seria atribuído ao divino ou a vidas passadas já que a maior parte da história nossa comunicação extremamente lenta e todo nosso conhecimento de outras pessoas era local. Uma sociedade como a nossa provavelmente não existiria, como pessoas de diferentes religiões estão ligadas, seria inevitável que essas religiões se aproximassem e com o tempo poderia criar uma religião unificada através do mundo.
¹Em partes porque as pessoas estariam ocupadas demais fazendo outras coisas
²Meu trabalho é destruir sonhos e ilusões³
³Para ter mais sonhos destruídos basta me seguir no twitter @Oi_eusouogio⁴
⁴Sim, eu coloquei nota nas notas
Comentários
Postar um comentário