Let's kill Hitler

     Existe um clichê nas viagens no tempo que é ir para o passado e matar Hitler. Ignorando a eficácia de matar Hitler, seja pela linha do tempo ou seja pelo contexto histórico, vamos considerar que você só quer fazer isso e nada pode te impedir¹.

    
    Criar uma máquina do tempo não é algo muito simples, tanto é que não temos uma até hoje. Algumas formas para viajar no tempo já foram pensadas ao longo da história, mas eu diria que existem duas formas que se destacam no imaginário popular: Ir mais rápido que a velocidade da luz e buracos de minhoca.
    
    Viajar mais rápido que a luz deve ser uma experiência muito interessante, quanto mais próximos estamos da velocidade da luz, mais devagar o tempo passa até o ponto em que atingimos a velocidade dela. Nesse momento a diferença de tempo passa a ser nula, isso significa que a luz não sente a passagem do tempo, ela não envelhece, para ela o Big Bang e o fim do universo acontecem no exato mesmo instante. Então, em hipótese, se passarmos da velocidade da luz poderemos retroceder no tempo e finalmente matarmos Hitler, mas como o Douglas Adams explica bem:
Nada viaja mais rápido do que a velocidade da luz, com exceção talvez das más notícias, que obedecem leis próprias e especiais.... Frase de Douglas Adams.     

    A velocidade da luz é a maior velocidade possível para que as coisas possam viajar no Universo, isso acontece por conta dela não ter massa. Quando aplicamos uma força em um objeto, causamos uma aceleração nele, mas se aplicarmos essa mesma força em um objetivo menos massivo, daremos uma aceleração maior a ele. Agora que expliquei de forma física, explicarei de forma prática: Você consegue jogar um esquilo mais longe do que um microondas porque o esquilo é mais leve.² Porém quando tratamos de algo sem massa, qualquer força causa uma aceleração enorme e isso resulta na maior velocidade possível, que é a velocidade da luz. Se tentarmos acelerar algo que tenha massa à velocidade da luz, precisaremos de energia infinita.
    Graças aos conhecimentos criados pelo bom velhinho³ sabemos que energia e massa estão diretamente relacionados, então quanto mais rápido algo está, mais massa essa coisa tem. Se tentarmos chegar na velocidade da luz ficaremos mais massivos e isso vai aumentar a energia necessária para nos manter nessa velocidade, esse processo vai se repetir infinitamente até atingirmos a velocidade da luz o que vai levar a um gasto de energia infinito.

    O segundo método parece mais plausível, mas acaba tendo problemas similares ao anterior de necessitar de energia infinita. Ao criar um buraco de minhoca que conecta dois lugares diferentes no espaço, você também criou uma forma de viajar para o passado já que pode usar isso para conectar tempos diferentes invés de lugares diferentes (Ou até mesmo conectar lugares diferentes em tempos diferentes). Essa ideia tem implicações complexas demais, mas a mais simples delas é de que você só pode viajar para um lugar que haja a conexão, então, para voltar no tempo, a conexão já deveria existir naquele tempo. Isso impossibilita irmos matar Hitler porque naquela época a passagem não existia, então é um tempo inacessível a nós.

    Existem mais duas formas de viajar no tempo, uma delas é bem interessante do ponto de vista teórico e a outra é uma solução mais prática. A solução teórica mais interessante é a de reverter a entropia. A segunda lei da termodinâmica diz que "a entropia num sistema isolado sempre aumenta com o tempo" e isso é algo extremamente importante, se a entropia sempre aumenta com o tempo, então é um ótimo indicio de que elas estão intimamente relacionadas e reverter uma pode significar reverter a outra.

    Agora, o que raios é entropia? Bom, a entropia é o motivo pelo qual seu fone fica todo embaraçado dentro do seu bolso ou pelo qual vemos um copo caindo no chão e quebrando, mas não vemos estilhaços de vidro se juntando e formando um copo. A natureza não gosta de gastar energia, então ela tenta aproveitar o máximo possível para fazer o mínimo. Quando erguemos um copo, estamos dando energia para ele e temos que gastar energia para manter ele erguido, mas no momento em que soltamos o copo essa energia se dissipa e o copo cai. Essa tendência da energia se dissipar e os objetos estarem em seu estado de menor energia é a entropia. Por mais que reverter ela possa nos fazer voltar no tempo, isso ainda é ir contra alguns princípios básicos da física, sem contar que não existe nenhuma forma conhecida de se fazer algo parecido e isso nos leva ao nosso último método de viajar no tempo.

    Já que não sabemos como criar uma máquina do tempo de forma alguma, então para que criar uma sendo que podemos roubar uma.⁴ ⁵

    Para roubar uma máquina do tempo precisamos saber onde tem uma ou onde haverá uma e é aí que as coisas ficam interessantes⁶. Um viajante do tempo provavelmente é alguém muito inteligente e preparado para as adversidades, ele vai estudar o tempo para o qual vai viajar e vai tomar cuidado para não influenciar o que acontece de maneira significativa, pelo menos é o que esperamos dele, mas isso não é o que aconteceria. Somos humanos e por isso cometemos muitos erros e o viajante do tempo não seria diferente disso, mas diferente de nós ele pode cometer erros em escalas inimagináveis, tipo voltar no tempo para presenciar um momento histórico, conhecer seu ídolo ou até mesmo para matar um famoso ditador. Então para roubar uma maquina do tempo de alguém, você tem que estar perto de alguém famoso, seja cientista ou cantor e torcer para essa pessoa ser ídolo de algum viajante, você pode também estar presente sempre que algo importante acontecer, seja um desastre natural como a erupção de um vulcão onde o viajante vai aparecer para salvar alguém ou seja em algo magnifico para a humanidade como o possível primeiro anúncio de vida extraterrestre encontrada (Como o que vai acontecer hoje 14/09/2020 daqui uma hora)⁷.

    Sabemos que os viajantes do tempo se sentem obrigados a matar Hitler, então é de se esperar que a sala de Hitler esteja lotada de viajantes esperando para mata-lo, mas como você quer uma máquina do tempo justamente para isso, precisamos achar um ditador em nosso tempo para ficar a espreita e roubar a máquina quando o viajante vier cumprir sua missão.

Entropia - Ciência todo dia
Guia do Mochileiro das galáxias - Douglas Adams
Uma Breve História do Tempo - Stephen Hawking

¹Exceto, talvez, as leis da física.
²Se você quiser saber o quão longe você consegue jogar um esquilo, um microondas ou até mesmo o martelo do Thor, basta colocar seus dados nesse site e selecionar o que você quer jogar: https://xkcd.com/2198/
³Não é o Papai Noel, é o Albert Einstein mesmo.
⁴O que o viajante do tempo vai fazer? Reclamar com a policia que alguém roubou a máquina do tempo dele e foi matar Hitler? Mesmo que aceitem a denuncia dele só vão falar "Se você já sabe que quando e onde vão roubar sua máquina, basta não ir lá"
⁵Não tenho muito o que falar aqui, só queria mostrar que agora eu sei fazer os números que vêm depois do ³
⁶Entendam que quando eu disser que algo é "legal" ou "interessante" em geral estou dizendo que é catastrófico
⁷Anúncio será aqui (ou já foi para vocês do futuro): https://www.youtube.com/watch?v=dnkBqq9O7Tw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um texto rápido sobre supervelocidade

E se existissem almas gêmeas?

Perguntas idiotas