Um tutorial em 3 passos para você voar

Seja em um navio, na rua ou num avião, estamos sempre voando em relação a algo. No navio, em relação ao mar. Na rua, em relação ao centro da Terra. No avião, em relação ao chão. Porém existe um jeito muito simples que te permite voar em relação ao que você quiser!

Guia do Mochileiro das Galáxias - Cachalote e o vaso de petúnias ...

Primeiro vamos entender o que faz você voar em relação as coisas, ao entrar de pé numa piscina, você irá afundar, mas se utilizar uma boia poderá flutuar nessa piscina. Isso acontece por conta da densidade da boia, dentro da boia cabe muito mais água do que ar. Um jeito de ver isso melhor é pegar 3 garrafas de 1 litro e deixar uma só com ar, uma cheia de água e uma cheia de areia. Se colocarmos uma a uma numa balança poderemos ver que elas terão pesos diferentes, sendo a só com ar a mais leve e a com areia a mais pesada. 

Então, por ser menos densa que a água, a boia vai flutuar. Navios funcionam assim, a quantidade de matéria dele debaixo da água é menor que a mesma quantidade de matéria que teria se houvesse apenas água lá e isso permite que eles flutuem, mesmo sendo muito (muito) grandes. Dessa mesma forma as nuvens que vemos no céu flutuam e quando a densidade delas aumenta (entre alguns outros efeitos) elas viram gotas de água e caem do céu.

No entanto, não é assim que aviões funcionam. Claro que a densidade é relevante para que eles voem, mas existem diversos outros fatores tão importantes quanto que tornam isso possível e por isso não irei falar muito mais sobre eles.

Voltando ao experimento com as 3 garrafas, ao coloca-las na balança você vai notar que o valor não irá mudar, não importando se elas estão de pé ou deitadas, mas a pressão que elas exercem na balança vai.

Pressão pode ser descrita como uma força aplicada em uma área, ou seja, ela é o motivo que você pode pegar a ponta de uma agulha e espetar alguém com uma facilidade muito maior do que pegar essa agulha deitada e apertar contra a pele da pessoa. A ponta da agulha tem uma área muito pequena, então precisa de pouca força para fazer muita pressão, mas a agulha deitada tem uma área muito maior e por isso você tem que fazer muito mais força para machucar alguém. 

As garrafas na balança tem o mesmo peso porque quando estão de pé aplicam um peso maior em um pequeno espaço (força aumenta, espaço diminui, pressão alta) e quando estão deitadas a força que elas aplicam naquele mesmo espaço é menor, mas ela aplica essa mesma força em vários lugares (força menor, área maior, pressão baixa) e é essa mudança que deixa o peso da garrafa igual nos dois casos, porém com pressões diferentes.

Como pode-se notar, uma pressão maior ou menor não faz nada se mover, se pressão causasse algum movimento o peso de uma garrafa na balança iria mudar por empurrar "mais" ou "menos" a balança para baixo, seria o equivalente a ter alguém empurrando para baixo a garrafa ou puxando para cima a garrafa na balança e isso definitivamente alteraria o peso da garrafa. O mesmo vale para a densidade, densidade é matéria em um volume e você não tem "uma garrafa de 5 litros para baixo" ou "uma massa de 10 kilos para a direita", você apenas tem 5 litros ou 10 kilos. Para que a pressão ou a densidade façam alguma diferença entre o que flutua ou afunda é necessário algo além deles, é necessário uma força que empurre ou puxe as coisas e felizmente temos essa força, a Gravidade.

Dizer que as coisas flutuam ou afundam por conta apenas da densidade é errado, densidade não causa movimento, o que faz com que as coisas flutuem ou afundem é a Gravidade (mesmo que algumas pessoas não acreditem nela).

Agora, sabendo disso tudo, vamos ao tutorial de como voar. Se assumirmos que as coisas apenas vão para baixo (ignorando completamente a gravidade) por conta da densidade, então não temos nada que dite o que é para cima ou para baixo (já que a densidade não sabe o que é em cima ou embaixo). Por não haver nada que diga o que é em cima ou embaixo, isso depende de quem está analisando a situação, se meu pé fica embaixo e minha cabeça fica em cima, basta ficar de ponta cabeça que tudo na Terra vai inverter, o chão estará em cima e o céu embaixo. Você voará por breves momentos, antes de ser esmagado por toda a Terra que está em cima de você prestes a cair. Os 3 passos são:

-Dê um jeito de se livrar da gravidade
-Fique de ponta cabeça
-Aproveite para voar nos últimos segundos de vida que lhe restam

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um texto rápido sobre supervelocidade

E se existissem almas gêmeas?

Perguntas idiotas