Um celular, seu cérebro e a farsa da Nasa

Celulares são tecnologias incríveis, não apenas por possibilitarem uma comunicação sua com quem você quiser em qualquer lugar do mundo, mas por poderem registrar onde vocês estão. Para registrar os seus momentos, basta pegar seu celular e tirar uma foto e essa foto terá uma resolução incrível, quase impossível de se ter algo tão nítido em algo tão pequeno quanto seu celular.

Uma coisa mais incrível ainda que a câmera do seu celular é o programa que é rodado no aplicativo dela. Um programa instalado em seu celular faz com que, não apenas a foto seja tirada ao apertar o botão, mas também faz com que essa foto seja processada corrigindo possíveis erros que acontecem no processo de tirar foto. Ao tirar uma foto com seu celular, tente tremer um pouco a mão antes da foto ser tirada, você vai notar que a foto vai estar um pouco borrada no começo, mas que logo em seguida esse borrão vai sumir. Você pode estar pensando "Ah, mas isso acontece porque o celular está carregando a imagem", bom, se esse fosse o caso você poderia fechar a foto e abrir de novo que o mesmo aconteceria, mas esse não é o caso. O que aconteceu foi um programa em seu celular corrigindo os "erros" em sua foto.

Esse programa pode trabalhar de diversas formas para reduzir esses erros e um jeito comum de se fazer isso é tirar varias fotos. Quando o botão de tirar foto é apertado, seu celular tira várias fotos (cada uma com uma luminosidade diferente) e processa elas eliminando as imperfeições e reconstruindo uma única imagem baseado nas diversas fotos tiradas.

Nosso cérebro funciona de uma forma similar a esses programas. Os olhos servem apenas para captar a luz que chega, eles são completamente incapazes de dizer o que está mais escuro ou mais claro, o que está em cima ou embaixo e o que é profundo ou não, todo esse trabalho é do cérebro. Por termos 2 olhos, recebemos a luz da mesma coisa em dois lugares diferentes e isso permite nosso cérebro trabalhar essas informações para nos dizer o que essa luz significa. Você pode perceber isso ao fechar um dos olhos, sua noção de profundidade vai diminuir muito, mas você ainda pode usar o seu cérebro e pensar para tentar descobrir o quão longe as coisas estão baseado no que você já sabe. Ficar com um ouvido entupido tem o mesmo efeito e dificulta sua percepção de onde o som veio, um outro efeito similar com seus ouvidos é fechar os olhos e tentar adivinhar se o som está vindo bem da sua frente ou se ele está um pouco para cima ou para baixo. Os ouvidos são mais ou menos alinhados, então podem facilmente dizer se um som veio da direita ou da esquerda, mas quando o som vem de cima ou debaixo as coisas ficam mais complicadas e é fácil se perder.


Celulares, satélites e o nosso cérebro precisam utilizar processamento, não apenas para poder registrar o que está à nossa volta como também para dar sentido a essas coisas. É muito mais fácil e eficaz processar melhor a luz que é captada do que depender de melhorar o tempo todo os olhos ou as lentes das câmeras. Por esse motivo as fotos que são tiradas da Terra por satélites são reconstruções, justamente para permitir uma maior nitidez da imagem. Dizer que essas imagens são falsas por serem reconstruções é o mesmo que dizer que toda a realidade a sua volta é falsa e se você acredita que toda a realidade a sua volta é falsa, bom, então você tem problemas muito mais graves para resolver do que lidar com fotos da Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um texto rápido sobre supervelocidade

E se existissem almas gêmeas?

Perguntas idiotas