Você NÃO deve seguir medidas de segurança

Devido a pandemia diversas pautas começaram a ser debatidas. Muitas dessas pautas já haviam sido encerradas há anos, senão décadas.
A principio eu não pude entender como coisas tão sólidas no meio científico, e muitas vezes no senso comum, começaram a ser questionadas com tanta força. Após um tempo pensando eu entendi os motivos disso tudo e cheguei a conclusão de que NÃO devemos seguir as medidas de segurança.

Um estudo realizado em Santa Catarina mostrou que apenas 30% dos acidentes de trânsito são de pessoas que estavam alcoolizadas, ou seja, a menor parte dos acidentes é causada por pessoas alcoolizadas, o problema está nos que estão sóbrios. O mesmo vale para capacetes e cintos de segurança, se a maior parte dos acidentes acontecem quando o motorista está utilizando algum dos dois, o melhor a se fazer é não utilizar nenhum dos dois. Outro dado interessante é apresentado pelo governador de Nova York, onde ele apresenta os dados da pandemia (2020) e 66% dos novos infectados eram pessoas que estavam em casa. Então essas medidas de isolamento não são uteis, é mais seguro você sair de casa e continuar a sua vida pois apenas 33% dos novos casos vem dessas pessoas.

Não há muito o que questionar, é notável que com mais leis e mais medidas de segurança as coisas apenas se tornam mais perigosas. Ignorar tais medidas de segurança é em si uma medida que aumentará sua segurança.

Pelo menos isso é o que parece e é algo muito fácil de ser utilizado para convencer as pessoas. É verdade que apenas 30% dos acidentes que são causados por pessoas bêbadas, mas em números totais as pessoas bêbadas são minorias na direção o que torna a incidência de acidentes entre eles muito maior do que em pessoas sóbrias. Sabendo disso fica fácil entender o motivo das demais afirmações serem problemáticas, se as pessoas estão utilizando mais cinto de segurança e mais capacetes é de se esperar que tenha mais dessas pessoas envolvidas em acidentes e por isso também espera-se que a mortalidade entre quem não utiliza tais medidas, seja maior. Um estudo realizado em Salvador mostra que a mortalidade no transito caiu de 25 mortos a cada 100 mil habitantes em 1995 para 18 mortos a cada 100 mil habitantes em 1998, sendo que em 1995 começaram a ser adotadas medidas de intervenção como o cinto de segurança.

O mesmo vale para a fala do governador de Nova York, quando a maior parte da população está em casa de quarentena é inevitável que a maior parte dos casos venham deles. Além disso, pessoas que estão em casa só pegam a doença se tiverem contato com algo ou alguém que foi infectado, ou seja, 66% dos novos casos registrados são causados por conta dos demais 34% que tiveram que sair para trabalhar.

Não é apenas uma leitura errônea das informações que pode criar uma aparente insegurança a partir de medidas de segurança, existe também um fenômeno chamado Compensação de Risco. Quanto mais medidas de segurança tomamos, quanto mais seguros nos sentimos, menos tomamos cuidado.

A luva de lutadores de boxe é um exemplo disso, os lutadores utilizam as luvas para machucarem menos suas mãos durante a luta o que acaba fazendo eles se machucarem mais. Como as mãos vão doer menos, eles vão bater mais em seus adversários e também vão apanhar mais de seus adversários, então eles não vão apenas se machucar mais por apanharem mais, eles vão também machucar suas mãos mais ou menos na mesma quantidade que machucariam se não usassem luvas. Sem luvas cada soco machuca mais a própria mão, porém eles dão menos socos. Enquanto com luvas os socos machucam menos suas mãos, mas eles acabam dando muito mais socos.
Isso vale para qualquer medida de segurança, utilizamos cintos e capacetes, mas corremos em velocidades muito maiores com nossos veículos. Colocamos a máscara para nos protegermos de uma doença respiratória, mas acabamos levando mais vezes a mão ao rosto.

É por isso que você NÃO deve seguir medidas de segurança, pelo menos não deve seguir caso não se importe em aumentar o risco que está colocando na sua vida e na vida de outras pessoas.

Acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/20489/14346
Fala do governador de Nova York: https://www.youtube.com/watch?v=GPFxQ4TfCx0
Mortos por 100 mil habitantes Bahia: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2008000200015&script=sci_arttext&tlng=pt

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um texto rápido sobre supervelocidade

E se existissem almas gêmeas?

Perguntas idiotas